quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Coleta Seletiva na Associação Comunidade Ativa aparece no Jornal Diário do Nordeste/2014





 

Sobral expande Projeto de Coleta Seletiva para 5 bairros 

Iniciativa tem boa acolhida nas comunidades, que reduzem o lixo destinado ao aterro

Image-0-Artigo-1638758-1

A primeira ação aconteceu no bairro Alto do Cristo, em fevereiro de 2014 (matéria do Diário do Nordeste dia 14/06/2014).
O projeto Coleta Seletiva Agendada de Sobral, realizou quatro coletas em junho/2014 nos bairros Cidade José Euclides, Alto do Cristo (Associação Comunidade Ativa), Sumaré, Padre Palhano, Alto da Brasília e Paraíso das Flores.

Iniciado em fevereiro de 2014, o Projeto já arrecadou mais de 15 toneladas de material reciclável, diminuindo o impacto desses resíduos no meio ambiente. O material é recolhido pela empresa de Reciclagem Mata Branca e convertido em bônus na conta de energia dos moradores, pelo Programa Ecoelce, da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Com a iniciativa, podem ser reciclados na Coleta Seletiva papel e papelão; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, garrafas PET etc); latas de cerveja e refrigerante; embalagens de vidro; ferros em geral, arames e pregos; além de baterias de celulares, veículos e pilhas.

O Projeto de Coleta Seletiva já foi implantado em cinco bairros e no Distrito de Jordão e funciona em participação com os moradores, que entregam nos pontos de coleta, material reciclável. Denominado "Eu limpo, você limpa e Sobral continua boa de se viver", o programa reforça a ideia de que a coleta seletiva do lixo é de extrema importância para a sociedade, com a redução e o aproveitamento do lixo que é produzido. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo, da água e do ar.

O programa está em andamento desde o dia 13 de fevereiro, quando foi lançado no Colégio Cirão, com a presença do secretário de Conservação e Serviços Públicos, Mário Parente; de Cirliane Viana, gerente de Coleta Seletiva do Município; do gerente de Negócios da Coelce, Evaristo Peixoto; de Eduardo Dias, proprietário da Empresa de Reciclagem Mata Branca; e de Socorro Fernandes, presidente da Associação Comunidade Ativa, além dos moradores e lideranças comunitárias.

"Nós já tinhamos uma parceria com a Coelce, que foi reavivada para esse projeto, que é uma das mais viáveis a curto prazo. Hoje, os bairros que fazem parte são Alto do Cristo, Terrenos Novos, Padre Palhano, Sumaré, Alto da Brasília e Paraíso das Flores, além de um dos nossos maiores distritos, que é Jordão".

A coleta acontece quinzenalmente, em uma estrutura montada num local já de conhecimento da comunidade, onde a empresa Mata Branca, que é parceira da Coelce e cadastrada para receber o material coletado.

Expansão
De fevereiro até hoje, foram coletados 15 mil e 700 quilos de material reciclável. "Já estamos expandindo o projeto para mais um distrito, dessa vez de Caioca, e os Bairros Expectativa, Vila União, Dom José e Residencial Padre Zé Linhares", conta Mario.

A meta é que até o fim desse primeiro semestre, 50% do Município esteja coberto, e 100% até o final do ano. Mario explica que essa medida visa cumprir a exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está sendo considerado exitoso.

"Estamos conseguindo vencer um desafio duplo, porque além de retirar o material entulhado quanto para incentivamos a população para manter a casa limpa, ainda estamos combatendo doenças, como a dengue em Sobral", destaca.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que, a partir de 2014, sejam fechados no Brasil os lixões e os resíduos destinados a aterros sanitários. Atualmente o lixo do município é recolhido pela coleta sistemática, que ocorre em dias intercalados nos bairros. "Ela funciona na Segunda, quarta e sexta, ou terça, quinta e sábado". O lixo recolhido é levado para um aterro sanitário que fica na entrada da cidade, controlado e regularizado, segundo o secretário.

Mais informações:
Associação Comunitária Comunidade Ativa - ACCA
Rua Galdino Araújo, 268. Alto do Cristo.
Telefone: (88) 36132247/ (88) 93259180
E-mail: comunidadeativaaltodocristo@hotmail.com

Prefeitura de Sobral
Centro Administrativo
Rua Viriato de Medeiros, 1250 - Centro
Telefone:(88) 3677-1100

Nenhum comentário:

Postar um comentário